Os efeitos do bullying


Nas vítimas
Os efeitos do Bullying são vários e alguns difíceis de compreender, sendo-nos passado ao lado o facto de que já podemos ter sido vítimas de Bullying.
Os efeitos do Bullying estão caracterizados em duas grandes classes: efeitos físicos e efeitos psicológicos. Os efeitos físicos estão divididos em duas subclasses: efeitos físicos corporais e efeitos físicos médicos. Estas duas subclasses são muitas vezes confundidas e a diferença é que, enquanto os efeitos físicos corporais a vítima sofre com feridas, arranhões, cortes, etc, nos efeitos físicos médicos a vítima sofre de consequências que, a maioria das vezes, só médicos de família, enfermeiros, e outras pessoas que pertencem ao corpo da medicina conseguem detetar.
Para não ter dúvidas, em baixo relatamos os principais efeitos de Bullying:


Efeitos físicos médicos: Transtornos alimentares, presença de urina da cama (enurese noturna), distúrbios do sono, problemas de estômago, Síndrome do intestino irritável (a vítima sente alguma ou muita dor nos intestinos delgado e grosso e existe um amolecimento e alteração da cor e do cheiro das fezes);



Efeitos físicos corporais: Dores corporais, marcas, feridas e/ou cortes no corpo, atos deliberados de autoagressão;


Efeitos psicológicos: Isolamento social/ poucos ou nenhuns amigos, tentativas de suicídio, irritabilidade/agressividade, mudanças repentinas de estado de humor/ansiedade, depressão, relatos e mostras de medos com pessoas não conhecidas/ demonstrações constantes e de grande tristeza, resistência em ir à escola ou mudanças de hábitos na entrada/saída e acompanhamento (um determinado aluno entra, antes de ser vítima de Bullying, pela porta principal, pouco movimentada e com amigos, e depois de ser vítima, passa a entrar por uma porta lateral, muito movimentada e sem os seus amigos), mau rendimento escolar;


Nos praticantes de bullying
Não são só as vítimas que têm consequências por serem vítimas de Bullying. Os praticantes deste ato também apresentam características:

  • Apresentam distanciamento dos objetivos escolares.
  • Têm um baixo nível académico.
  • Dificuldade na adaptação às regras escolares e sociais, por causa das suas atitudes indisciplinadas, desafiantes e perturbadoras.
  • Desenvolvem uma liderança negativa.
  • O praticante tem uma maior possibilidade no envolvimento com gangues, brigas, tráfico/porte ilegal de armas, abuso de algos e de drogas. Ele tende a praticar violência doméstica e assédio moral no trabalho.



Numa grande parte dos casos, acabem por se tornar arrogantes, manipuladores, cruéis e “durões”. Também interpretar a noção de que conseguem-se destacar e notoriedade por comportamentos autoritários, abusivos e violentos, levando-os quase sempre a serem criminosos, pois tendem a adotar comportamentos anti sociais, devido à falta de limites/modelos educativos que os levem para uma vida social. As regras de convívio escolar e social são encaradas com desmotivação, pois sente-se superior aos demais. Isto acontece, pois existe uma carência de amor e limites, sendo as suas ações despromovidas de consideração, empatia e de compaixão pelos colegas, apresentando desta forma uma postura desafiadora perante as autoridades, pois quer ser valorizado e respeitado. Assim, conclui-se que estas ações podem ser um indicador de que algo não está bem.